História

Feudalismo Medieval

O feudalismo teve inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). No contexto geral o feudalismo tem como característica a desigualdade, o poder descentralizado, ou seja nas mãos dos senhores feudais, e a economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 

Castelos Feudais
 
 








No tempo da Idade Média (século V ao XV) a Europa foi palco de grandes construções de castelos, os nobres viviam em castelos de variados tamanhos, os mesmos eram cercados por varias muralhas, e a proteção era imensa, pelo fato dos poderosos e mais importantes daquela época morarem nos grandes castelos.

                                                                                                                                             Feudalismo




Os camponeses eram a maioria da população europeia. Eles trabalhavam duro para os senhores feudais, eram responsáveis pela agricultura dos dominios feudais, eram uma  especie de escravos, trabalhavam para os nobres em troca de moradia e alimentação. Produziam o que podiam no pedaço de terra fornecido pelo Senhor Feudal, mas tinha como obrigação entregar a maior parte do que produziam, tirando para si só o necessário para se alimentar.


Feudos


Os feudos normalmente estavam divididos em três partes: manso servil, manso senhorial e terras comunais. Manso servil constituído pelos lotes dos servos. Parte do que produziam nessa área era entre ao Senhor, tirando apenas o necessário para alimentar ele e sua família. Manso comunal, eram as terras onde os servos trabalhavam gratuitamente para os nobres durante alguns dias por semana. Terras comunais, eram as florestas e pastos. Dentro dos feudos havia vários tipos de moradias, os servos moravam em especies de aldeias e os nobres, os senhores feudais, em grandes castelos com máxima segurança.

0 comentários:

Postar um comentário