Os primeiros seres humanos
O surgimento do seres humanos é acima de tudo um tema polêmico, pois envolve tradições e crenças religiosas. Conclusões formadas por historiadores até agora podem ser facilmente derrubados por novos achados arqueológicos ou até mesmo pela divulgação de resultados de materiais já encontrados.
Para aqueles que acreditam na essência da explicação religiosa, para o surgimento não apenas do ser humano, mas também do mundo, eles defendem uma doutrina denomidada criacionismo. Já para os qque acreditam na teoria sedundo a qual o ser humano evolui a partir de um ancestral comum, hipótese de Darwin chamada evolucionismo.
- Criacionismo: acreditava-se que o ser humano surgiu porque Deus o criou juntamente com todo o universo.
- Evolucionismo: que somos descendentes dos primatas e que certa vez por um motivo desconhecido alguns se separaram do grupo e deram origem aos homos sapiens.
Paleolítico: Sociedade dos caçadores e Coletores
Foram considerados caçadores e coletores porque os mesmos não produziam seu próprio alimento e nem cultivavam plantas, caçavam todos os animais existentes naquela região e colhiam atudo até acabar, quando não restava mais nada partiam embusca de um novo lugar, tornando assim nômades.
Neolítico: A invenção da agricultura
Por volta de 10 mil anos a.C., a Terra passou por uma grande mudança no clima, que ocasionou uma série de modificações na vegetação e nos hábitos dos animais. Como conseqüência, os seres humanos tiveram de se ajustar a um novo ambiente. O cultivo de plantas e a domesticação de animais foram duas importantes atividades que começaram então a ser exercidas.
O aprendizado do cultivo de plantas provocou mudanças tão importantes na vida dos seres humanos que o fato foi denominado por muitos estudiosos de revolução agrícola.
0 comentários:
Postar um comentário